Objetivos da Safra 2017-2018

Como ter eficiência e eficácia na tomada de decisão durante a safra

destaque-lp-02

Contexto:

  1. Qual a quantidade de ATR que irá cobrir seus os custos fixos?
  2. O melhor indicador para avaliar a produtividade é o lucro líquido. Como estamos avaliando?
  3. Qual o padrão operacional de custo da Colheitadeira e seu custo de manutenção?
  4. Com as destilarias operando abaixo de sua capacidade operacional; qual será o custo real do Etanol?
  5. Quanto tempo será necessário para renovar o canavial para produzir 100t/ha e atingir o ponto de equilíbrio operacional?
  6. O cenário do preço tende a se estabilizar, portanto a redução de custos é necessária para atingir os objetivos da empresa?
  7. Conhecemos realmente nossos custos agrícolas e industriais?

A Mackensie Agribusiness pode apoiá-lo em encontrar respostas a estas questões. Nossos produtos apoiam a alta direção em conduzir a empresa com total segurança em um mercado de commodities com alta volatilidade.

  1. Custo-padrão: O padrão determina a eficiência operacional, através dos padrão técnico-operacional e fundamentamos nos parâmetros definidos. Segundo Falconi: sem padrão, não existe gestão. Em sua concepção gerencial, o custo-padrão indica um “custo ideal” que deverá ser perseguido, servindo de base para a administração identificar a eficiência da produção e conhecer as variações de custos. Esse custo é determinado tecnicamente ideal e seria aquele que deveria ser obtido pela empresa nas condições de plena eficiência e máximo rendimento.
  2. Margem de Contribuição: É a quantia em recursos que sobra do preço de venda de um produto, após cobrir o valor do custo variável unitário. Esta quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e o lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de equilíbrio ou ponto crítico de vendas (Break-even-point). Em uma pesquisa de 220 talhões analisados, 60% das margens são negativas. Não aparece na Demonstração de Resultado. A diretoria não tem esta informação.
  3. Ganhos de Produtividade e Resultado Operacional no Agronegócio: No agronegócio, o aumento de produtividade resulta, significativamente, aumento de lucro da empresa. Assim, o investimento em desenvolvimento contínuo e gestão garante a estabilidade econômica e financeira. Analisando em conjunto as variáveis que resultam em lucro, haverá uma gestão eficiente e eficaz.
  4. lndicador de Produtividade Lucro Liquido: Há diversas metodologias para avaliar a empresa agrícola e industrial. Nosso modelo através do Lucro Líquido cobre todos os processos operacionais que impactam no resultado mais relevante para a empresa, ou seja, o Lucro Líquido. Desta forma, avaliamos os preços, custos, quantidades e a produtividade operacional.

Conclusão:

Após anos de experiência e pesquisas nas Usinas, concluímos que a melhor equipe de gestores e analistas não conseguem avaliar efetivamente como está sendo conduzida a safra; porque o período da safra é um campo de batalha e não se altera a estratégia durante a batalha. A Mackensie Agribusiness fundamentado nas análises dos dados oferece suporte para tomada de decisão, eficiente e eficaz.

Nossos projetos têm como objetivo aumentar o Lucro Líquido.

Interessou? Vamos conversar.

Sobre a Mackensie Agribusiness

Somos uma empresa especializada em gestão do agronegócio com foco no gerenciamento de custos agroindustriais para as culturas da cana-de-açúcar, café, algodão e laranja, abrangendo as diversas etapas do processo produtivo: plantio, tratos culturais, colheita e comercialização. Também oferece suporte estratégico para aplicação de recursos financeiros e assessoria em operações de proteção contra risco de preço (hedge).