Novo eBook gratuito: Desmistificando o Custo da Produção Agrícola. Baixe o seu agora →

Planejamento Operacional no Agronegócio

Em uma Usina produtora de açúcar, etanol e energia elétrica, a integração do processo de planejamento e controle da produção é essencial para torná-la eficiente, eficaz e economicamente sustentável.

O planejamento de produção e posterior controle orienta as características da produção agrícola e industrial – do início do processo até os produtos finais, ou seja, do preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita até a produção de açúcar, etanol e energia elétrica.

Manter elevados e constantes os índices de produtividade são os objetivos do planejamento e controle da operação, otimizando o uso dos fatores de produção (terra, máquinas e equipamentos, insumos, capital de giro e tecnologia). Uma característica não muito abordada nas usinas é a questão dos estoques.

O Planejamento de produção é relevante para a programação, expedição, inspeção, gestão da qualidade, suprimentos, máquinas e equipamentos. O controle de produção assegura que a equipe de produção seja capaz de atingir as metas definidas, maximizando os recursos e a redução continua de custos por unidade produzida.

Planejamento e controle são componentes essenciais para sucesso de uma unidade agroindustrial.

Os pontos fortes do planejamento e controle:

  • Assegura a utilização ótima da capacidade de produção dos recursos, devidamente planificado;
  • Garante que os níveis de estoque serão mantidos em níveis econômicos no período determinado, ou seja, não há excesso e nem falta dos recursos;
  • Preserva que o tempo de produção será mantido em um nível ótimo e não haverá volatilidade de produção; Uma vez estabelecido todos os aspectos da produção, a qualidade e produtividade serão sempre preservados.
Planejamento de produção

Os conceitos básicos da economia estão fundamentados em:

  1. O que produzir;
  2. Quanto produzir;
  3. Quando produzir e
  4. Para quem produzir;

Primordialmente estes conceitos devem incorporar-se na cultura empresarial para em seguida envolver-se em uma visão de longo prazo do planejamento de produção.

Consequentemente, os objetivos de planejamento de produção são os seguintes:

  • Preservar a quantidade e qualidade da matéria-prima, equipamentos e etc.; estarem disponíveis durante os períodos de safra;
  • Assegurar que a utilização da capacidade produtiva está em sintonia com a demanda prevista em todo o ciclo operacional – safra e entressafra;

Um planejamento de produção bem elaborado assegura que o ciclo contínuo do processo seja simplificado, fornecendo os seguintes benefícios:

  • Garante com precisão diária a necessidade de cana para a produção de açúcar e etanol;
  • Certifica junto aos fornecedores as necessidades de máquinas e equipamentos agrícolas para o preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita;

O planejamento da produção reduz o custo total de produção por induzir a eficiência e o melhoramento contínuo da operação, ou seja, duas estratégias básicas para a qualidade de gestão e planejamento do processo. O planejamento de produção é composto em três diferentes níveis dependentes do tempo, ou seja, planejamento de longo prazo que trata de planejamento da infraestrutura e formação do canavial que exige investimento de capital. O planejamento de médio alcance com previsão de demanda tais como expansão do canavial e determinação do complexo varietal visa abastecer a usina no início, meio e fim de safra. O planejamento de curto prazo tem como foco a gestão das operações diárias no campo e indústria.

Controle de produção

Tem como eixo o foco de utilizar várias metodologias e técnicas de controle para alcançar o melhor desempenho do sistema de produção para atingir as metas empresariais. Sintetizando os objetivos de controle de produção são as seguintes:

  1. Manter uniforme o fluxo de matéria-prima e produtos em processo e produto final;
  2. Sistematiza os cronogramas de produção;
  3. Aplicação ótima dos recursos e processo de produção e regularizar os desvios;

O planejamento da produção reduz o custo total de produção por induzir a eficiência e o melhoramento contínuo da operação, ou seja, duas estratégias básicas para a qualidade de gestão e planejamento do processo.

As vantagens de um controle sólido da produção são como se segue:

  1. Fluxo contínuo de todos os processos de produção;
  2. Economias de custo de produção reduzindo perdas do processo e recursos;
  3. Manter um padrão de qualidade através de cada etapa do processo e do produto.

O controle de produção não pode ser igual em todas as usinas porque os parâmetros técnicos, clima e solo são diferentes de uma empresa para outra, mesmo na mesma região. Há outros fatores que devemos considerar: natureza de operação (a) incluir o CCT ou não; b) cana própria ou de terceiros); tamanho da operação: O planejamento de produção de uma unidade de moagem de 2 mil toneladas é diferente de uma moagem de 6 mil toneladas.

Conclusão

O planejamento da produção e seu controle garante a utilização máxima dos fatores de produção tais como matéria-prima, mão de obra, máquinas e equipamentos, capital de giro e tecnologia.

Todas as informações relacionadas com a produção deve ser registrada para estabelecer o controle de entrada e saída a partir da matéria-prima até produto acabado, para obter eficiência e otimizar a utilização dos fatores de produção.

Q11 Web